• Auteur : http://avl.astrotips.com/
  • Date : 18 de Junho de 2004 (26 de Julho de 2005)
  • Licence : GNU General Public License link_license
  • Logiciel : Virtual Moon (Notice Framasoft)

Virtual Moon

Virtual Moon, ou Atlas virtual da Lua (AVL), é um "software" que deleitará os neófitos da observação selénica tanto quanto os astrónomos amadores, convidando-os a descobrir o nosso satélite natural sob todas as costuras.

Os autores, Patrick Chevalley e Christian Legrand, pensaram a todas as configurações: existe uma versão "leve", somente em duas dimensoes, que pode funcionar sobre máquinas muito modestas, uma versão "básica" e uma versão "conhecedor", com todas as funcionalidades. Então, que seja para preparar uma noite de observação ou para descobrir simplesmente os relevos do nosso satélite, Virtual Moon preencherá todas as esperas.

O seu uso trivial é extremamente simples: faz girar a esfera lunar com a ajuda do rato (em modo "conhecedor"), selecciona a região que le interessa, e pode "zoomar" ou abrir imagens correspondentes à essa região. A janela de direita apresenta então à escolha as formações selenográficas presentes sobre o terminador [1], informações detalhadas (idade, terreno geológico, tipo de formação...) sobre um relevo específico, uma aba para tomar notas, uma zona de cálculo de efemérides, e uma interface para ajustar a qualidade das imagem.

Mas Virtual Moon pode fazer muito mais, e é isso que se reconhecem os grandes "software": à dificuldade para listar todas as funcionalidades em poucas linhas apenas. Em modo "especializado", Virtual Moon permite por exemplo admirar a face escondida da Lua, ou pode simular que deveram ver os astronautas do projecto Apollo quando alunarão fazendo girar o globo sob os vossos olhos com um zoom adequado.

Outra característica dos grandes softwares: a modularidade. Paquetage por defeito permite utilizar Virtual Moon sem restrição, mas é sobretudo graças aos bancos de imagens a baixar sobre o sítio que o programa torna-se excepcional.

Por último, acrescentam à aquilo a possibilidade de registar imagens ao formato jpeg ou bmp, e tem em Virtual Moon o instrumento ideal e indispensável para descobrir (ou fazer descobrir) no promenore o nosso satélite natural. Numerosas funcionalidades certamente são destinadas a facilitar o trabalho dos astrónomos amadores para preparar sessões de observação, mas podem muito bem servir igualmente à qualquer um, e nomeadamente aos educadores científicos.

Virtual Moon é uma soma de trabalho colossal, que ouso comparar com Celestia para a sua beleza, a sua pedagogia e o seu rigor científico. Um grande obrigado por conseguinte aos dois autores de oferecer assim aos internautas tal "software" gratuitamente e "Open source". [2]

[1] O Terminador é a zona à superfície de um astro onde passa-se da parte iluminada à parte na sombra. É onde observa-se o mais facilmente possível os relevos dado que as sombras são mais importante.

[2] para o sistema operativo: Windows (em nativo), Linux (com Wine), Mac (com Virtual PC)

Commentaires

<< Poster un message >>
:: question :: précision :: avis :: commentaire :: bug ::

Informations complémentaires

Informations générales

Juste une image

One Woman Show One Woman Show
Creative Commons BY